Compliance

COMPLIANCE, ÉTICA E TRANSPARÊNCIA

A Systech está comprometida em atuar com Ética, Integridade e Transparência em todas as suas ações. O objetivo é aprimorar os sistemas e processos, de modo a contribuir para a melhoria das práticas gerais de Conformidade e Governança.

Assim, a Systech desenvolveu o seu Programa de Compliance como um conjunto de mecanismos destinados a prevenir, detectar e remediar desvios de conduta e atos lesivos praticados contra a empresa, incluindo aqueles relacionados à fraude e à corrupção, ao assédio sexual e moral, ao conflito de interesses e demais não conformidades que possam atingir os objetivos estratégicos da empresa. O Programa foi construído com base nos princípios e diretrizes estabelecidos no seu Código de Conduta Ética, com o propósito de fomentar e manter uma cultura de integridade na Systech.

Essenciais para as boas práticas de governança corporativa, as iniciativas de Compliance constituem a base que garante Ética, Integridade e Transparência em todos os negócios da Systech. O Programa de Compliance é a materialização da inteligência de prevenção, detecção e resposta a atitudes não conforme.

Definições:

Prevenção: Visa identificar, avaliar e mitigar o risco de conformidade, incluindo aqueles relacionados à fraude e a corrupção, à assédio moral e sexual, a infrações éticas e legais, ao conflito de interesses e demais não conformidades que infringem o pretexto ético da Systech.

Detecção: Contempla mecanismos capazes de, tempestivamente, identificar e interromper eventual desvio ético de conduta que porventura não tenha sido evitado pelas ações de prevenção, possibilitando a responsabilização dos envolvidos.

Remediação: Estabelece a responsabilização e a penalidade aplicável a cada caso de desvio de conduta comprovado, bem como possibilitar o aperfeiçoamento das fragilidades que originaram o respectivo desvio e a recuperação de eventuais prejuízos.

A premissa do Programa de Compliance é manter a organização em total alinhamento com as melhores práticas de Governança e Compliance e, ao mesmo tempo, usar sua liderança de mercado para promover o comportamento ético, justo e igualitário, dentro e fora da empresa.

FOTO BRUNO MATTOS - PRESIDENTE

Mensagem do nosso Presidente

“… o crescimento da Systech e a sua posição de liderança no mercado nos coloca como exemplo a ser seguido no setor. Tudo o que fazemos é realizado de forma ética, íntegra e transparente, seguindo os mais altos padrões de governança, e o nosso Programa de Compliance vem para reforçar esse padrão.”

Regras de Compliance

São os principais documentos que estabelecem parâmetros para o relacionamento com os nossos públicos. Trata-se de políticas e procedimentos que devem ser conhecidos e aplicados por nossos colaboradores, parceiros e futuros parceiros, que mostram o que é esperado quanto à Ética e à Transparência na condução das atividades. Algumas das nossas políticas são:

Código de Ética e Conduta

O Código de Conduta é uma ferramenta que orienta nossas ações e decisões no dia a dia, garantindo que nossas atividades estejam alinhadas com o comportamento ético e o respeito que cultivamos no relacionamento com nossos diversos públicos.

Política de Compliance

A Política de Compliance estabelece preocupações e diretrizes de conduta que devem ser observadas e seguidas por todos os Colaboradores e Parceiros Comerciais da Systech durante as interações com Agentes Públicos e Privados, com o objetivo de garantir níveis máximos de transparência em todas as operações relacionadas ao seu modelo de negócios.

Política Anticorrupção e Antissuborno

A Systech tem tolerância ZERO à corrupção, bem como a qualquer violação às leis e às normas, internas e externas. Respeitamos as diretrizes das leis anticorrupção nacionais e internacionais e agimos em favor das boas práticas corporativas. A Política Anticorrupção vem para regularizar e definir as questões de relacionamento ético e transparente com a Administração Pública e terceiros que mantém relacionamento com a empresa.

Política de Brindes, Presentes, Entretenimento e Hospitalidades

A Política Política de Brindes, Presentes e Hospitalidades e Entretenimento tem o objetivo de declarar a posição da Systech com relação à entrega, oferta, promessa e recebimento de brindes, presentes, entretenimento, hospitalidades por parte dos seus colaboradores.

Política de Conflito de Interesses

A Política sobre Conflito de Interesses estabelece as diretrizes de integridade e as disposições sobre conflitos de interesses, objetivando eliminar ou mitigar toda situação concreta ou aparente que possa resultar em conflito e prejudicar a Systech.

Código de Ética e Conduta para Terceiros

Nosso Código reúne orientações rumo às melhores decisões nas nossas relações comerciais, evitando atitudes que se distanciam da conduta esperada pela Systech.

Canal de Denúncias

Dentre as ferramentas do Programa de Compliance e de fortalecimento da Cultura de Integridade, destacamos a criação do Canal de Denúncias. Por meio deste mecanismo, qualquer pessoa pode reportar situações de não conformidade das quais tenha conhecimento, anonimamente. 

O objetivo desse mecanismo é assegurar a melhoria contínua do Programa de Compliance, além de garantir que as medidas cabíveis sejam tomadas e evitar novas ocorrências. 

O canal é acessível por todos os funcionários, colaboradores, clientes, usuários, parceiros e fornecedores. O acesso é possível via:

*O atendimento telefônico está disponível de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 9h00 às 18h00.

Todas as denúncias recebidas serão avaliadas e investigadas, com garantia de confidencialidade e proteção dos denunciantes contra eventuais retaliações.

Veja mais sobre as nossas Políticas e Procedimentos que regem o Canal de Denúncias:

Sistema de Gestão de Compliance e Antissuborno

O Programa de Compliance da Systech é devidamente adequado às normas ISO 37001 (Sistema de Gestão Antissuborno) e ISO 37301 (Sistema de Gestão de Compliance), acredito pela RINA Brasil:

Selo de Comprometimento

Nossas certificações do Programa de Compliance

O Programa de Compliance da Systech possui duas certificações, sendo elas o selo ETHISPHERE e o selo CERTIGOV PRATA.

A ETHISPHERE é líder global na definição e no avanço dos padrões de práticas empresariais éticas. A conquista do selo ETHISPHERE é um marco ao Programa de Compliance da Systech, eis que suas práticas empresariais foram reconhecidas internacionalmente como capazes de atender as legislações anticorrupção, nacional e internacional, bem como de evitar a incidência de não conformidades.

O Ethisphere é um certificado muito importante não apenas a Systech, mas também para todos os seus fornecedores, parceiros de negócio e clientes – sejam estes do Setor Público ou Privado. O certificado fomenta à Systech a segurança na sua cadeia de atuação para vendas ao governo, e se antecipa à demanda crescente por práticas de compliance aos fornecedores dos setores público e privado.

Além disso, a Systech também possui o selo CertiGov PRATA. Trata-se de uma certificação criada com a perspectiva de auxiliar as organizações que participam de licitações para Governo, na implantação de uma cultura de ética e transparente. Obter esta certificação demonstra de maneira muito positiva e significativa que a Systech é uma empresa íntegra, honesta e transparente ao mercado, demonstrando todo o nosso posicionamento como uma empresa que luta contra atos de corrupção e suborno.

Contato com o nosso Compliance Officer

Caso você queira saber mais sobre nossa atuação ou possui alguma dúvida relacionada ao Programa de Compliance da Systech, entre em contato com o nosso Compliance Officer, Dr. Bruno Ferola, através do e-mail: bruno.ferola@systechtecnologia.com.br

Pacto Brasil

Reafirmando o nosso compromisso com a Ética, Integridade e Transparência, a Systech tem o prazer de anunciar que aderimos ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) que visa promover o compromisso público com a integridade nos negócios.

Essa adesão fortalece o nosso Programa de Integridade e nos posiciona como uma empresa que mantém uma relação com seus clientes, funcionários, fornecedores e parceiros guiada pelos mesmos valores, na construção de um ambiente corporativo mais justo, íntegro e competitivo.